quarta-feira, 4 de abril de 2007

Obras publicadas

Para além de inúmeros artigos em jornais diversos e na revista da época "Século Ilustrado", o autor publicou a seguinte obra:


Madrugada Indecisa- Romance- 1958- Lello&Irmão- Editores

O Ninho da Onça- Novelas- Editorial O Século - Lisboa - 1960
Composto e Impresso na Sociedade Nacional de Tipografia - Rua do Século, 47- Lisboa

Textos das contracapacas desta obra:
1.

"As suas possibilidades de criar um enredo e de o desenvolver com boa gradação, de desenhar as personagens dando a cada uma a psicologia e a linguagem próprias à sua condição e às situações, afirmam-se aqui, de novo, talvez mesmo com maior domínio".
"É no drama de consciência de Maria Eduarda que Alberto Lopes dá a sua melhor medida de escritor. As últimas trinta páginas do romance constituem uma prova real de que sai vitorioso. A sua pena encontrou as tintas necessárias, a força emocional para dominar o momento mais difícil do seu livro e de lhe dar o remate que gera uma felicidade, onde havia o negrume de uma amargura"
Acúrcio Pereira
2.
"Embora esta seja a sua segunda obra literária, Alberto Lopes demonstra uma maturidade surpreendente na maneira como desenvolve toda a acção e a enquadra num ambiente que, desde as primeiras páginas se nos torna familiar, tal a riqueza do seu poder descritivo.
De uma grande clareza de linguagem, o seu estilo apurado e sóbrio basta para que todo o bucolismo de uma aldeia se fixe na nossa retina, como imagens cinematográficas, e as personagens se recortem e projectem distintamente no claro-escuro das suas paixões, das suas dúvidas, ansiedades, desejos"
João Maia

3.

"Quando penetra mais intimamente na alma das personagens, revelando-nos os seus pequenos pensamentos quase involuntários, não pode deixar de transparecer a ternura humana que está presente em toda a obra, para além da aparente frieza e quase dura imparcialidade com que o autor assiste ao desenrolar do drama".

"Desta maneira, Alberto Lopes, com "Madrugada Indecisa", reafirma, em pleno amadurecimento, as qualiadades e recursos que nos havia revelado em "A Última Estação".

in a República




A Última Estação

Sem comentários: